Sec. de Agricultura e Meio Ambiente

Endereço: Rua Santa Rosa, 520

Horario de Atendimento:

Turno manhã: 8h00min às 12h00min

Turno tarde: 13h30min às 17h30min.

Atua como órgão de planejamento do setor agropecuário, de agroindústria e Meio Ambiente. É gestor das políticas públicas voltadas para o setor e, articulador das diversas entidades municipais, com o objetivo de promover, desenvolver e valorizar as produções agropecuárias, agro-industriais e de Meio Ambiente.

É também o órgão encarregado de Planejamento da produção agropecuária e das Políticas Ambientais Municipais, de desenvolvimento de estudos, projetos e atividades operacionais visando o fomento da produção e abastecimento da população local.

São funções da Secretaria coordenar a implantação de lavouras experimentais e acompanhar a implantação de projetos específicos em área de produção. Dar assistência a projetos de irrigação e outros de engenharia agrícola. Instruir com demonstrações práticas os produtores na defesa da produção, sobretudo no combate a pragas e moléstias. Promover demonstrações de campo a fim de propiciar o conhecimento no melhor uso do solo, de sementes e de técnicas de trabalho na lavoura e no campo.

Fiscalizar e executar normas que visem à proteção do meio ambiente e a defesa dos recursos naturais. Dar aos produtores a assistência para obtenção de créditos. Realizar visitas domiciliares para constatação de fatos de interesse ou para comandar realização de tarefas específicas, como vacinação, inseminação, poda de árvores, semeaduras, extração de mudas e afins.

É competência da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente cuidar da criação e da aplicação de normas relativas a este, e também cuidar do trabalho de assessoramento a outros setores, planejar conjuntamente com o Conselho Municipal de Política Agrícola e o Conselho do Meio Ambiente as ações e políticas voltadas ao setor, nos seus diversos segmentos. Sugerir, planejar e implantar novos projetos para o setor, articular os segmentos identificados com agropecuária e agroindústria, com a finalidade de desenvolver ações para a defesa e desenvolvimento do mesmo, determinar, juntamente com o Conselho de Política Agrícola, formas e alternativas de produção e realizar estudos e relatórios de impacto ambiental, emitindo as respectivas licenças entre outros.

Fazem parte da secretaria:

Departamento Técnico-administrativo;

Departamento de Produção Vegetal e Animal; e

Departamento de Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente.