Sec. de Educação, Cultura e Desportos

E-mail: smectucunduva@yahoo.com.br

Endereço: Rua Santa Rosa, 520

Turno manhã: 8h00min às 12h00min

Turno tarde: 13h30min às 17h30min.

À secretaria compete proceder as atividades educacionais, culturais e de desportos no âmbito municipal em consonância com as diretrizes enunciadas pelos órgãos e entidades pertinentes, especialmente relacionadas com a educação infantil, ensino fundamental e programas de educação básica e de pré-escola e alfabetização de jovens e adultos. Manter o controle e a administração do transporte escolar, serviço de merenda escolar e assistência ao educando.

Manutenção de bibliotecas escolares e municipal, do museu, de cadastros escolares, distribuição de material didático. Assessoramento, realização de cursos de atualização e aperfeiçoamento para o Magistério Municipal planejando e aplicando a educação pedagógica, apoio e assistência ao excepcional, apoio aos CPM´s, desenvolvimento de atividades, projetos e programas educacionais, de fomento cultural e do desporto em conformidade com a legislação municipal, estadual e federal aplicáveis as determinações e diretrizes estabelecidas pelo prefeito municipal .

São ainda atribuições da secretaria atividades relacionadas a supervisão e orientação escolar, ao acompanhamento e avaliação do processo de educação básica, aos programas de assistência ao educando, a manutenção de unidades escolares autônomas e as atividades relativas ao desenvolvimento cultural, recreativo e esportivo de alunos e da comunidade em geral.

Departamento de Cultura

É responsabilidade do Departamento coordenar e acompanhar as atividades da Biblioteca Pública Municipal, fomentar o resgate histórico das origens do município e zelar pela conservação e guarda do Patrimônio Histórico e Cultural. Articular grupos culturais enaltecendo as diferentes etnias existentes em nosso município, elaborar e estruturar, em parceria com a comunidade, eventos que caracterizam as festividades do município.

Também cabe ao Departamento de Cultura a organização de cursos, formação de grupos culturais, organização de trabalhos e a realização de atividades artísticas voltadas a democratização do aprendizado e exercício de ofícios.

O Departamento também proporciona aos tucunduvenses acesso, orientação, aulas e treinamentos na área musical através da Oficina Municipal de Música, onde são oferecidas aulas de violão, contrabaixo, teclado, bateria, acordeom e vocal.

Departamento de Desportos, Turismo e Recreação

Ao departamento compete estimular a prática de atividades esportivas, de educação física e de recreação orientada junto à população, com ênfase especial às crianças e jovens. Compete ao departamento ainda orientar, assessorar e motivar os professores de educação física das escolas municipais a organizar programas de educação física. Promover a administração das praças de esportes e ginásio municipal. Articular-se com instituições locais, estaduais e federais, visando a promoção de eventos esportivos. Estimular o desenvolvimento das atividades esportivas das modalidades atléticas no município.

Neste ano a DDTR também está oferecendo atividades físicas para os munícipes do interior. As atividades são realizadas uma vez por semana nos salões das comunidades.