IV CONAE 2022 CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
Por meio da CONAE, o Fórum Nacional da Educação – FNE e o Ministério da Educação - MEC buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.
A IV CONAE tem como tema: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.
Objetivos:
• Apontar um conjunto de perspectivas para a Educação Brasileira a partir do conteúdo dos Eixos e Subeixos do Documento Referência da CONAE 2022.

⚠️CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2021⚠️

No dia 27 de outubro de 2021 acontecerá a Conferência Intermunicipal de Educação, na Câmara de Vereadores de Tucunduva, a conferência irá suceder de forma presencial, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, onde estarão reunidos representantes dos segmentos da educação para debater o Documento Referência da CONAE 2022.

Prezado Cidadão, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto tem o prazer de convidar-lhe a contribuir na Conferência Intermunicipal de Educação 2021.
Para participar acesse o Documento Referência da CONAE 2022, o qual está estruturado em eixos e sub-eixos da seguinte forma:

Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas
I. Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022.
II. O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 - Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas
III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
IV O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade;
V. O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar
VI. O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
VII. O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social.
XIII. O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia.
IX. O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.

Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.
I. O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância.
II. O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de
professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais.

Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo.
I. O PNE 2024 – 2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação;
II. O PNE 2024 – 2034, políticas inter-setoriais de desenvolvimento e Educação cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
III. O PNE 2024 – 2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Encaminhe suas contribuições no link do formulário: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSeELPvtVf4.../viewform